Governo propõe formação para uso de “linguagem neutra” no Plano Nacional de Cultura

  • 13/05/2024
Governo propõe formação para uso de “linguagem neutra” no Plano Nacional de Cultura
Governo propõe formação para uso de “linguagem neutra” no Plano Nacional de Cultura (Foto: Reprodução)

O Ministério da Cultura anunciou uma lista contendo 30 propostas destinadas a integrar o novo Plano Nacional de Cultura. Se aprovado pelo Congresso, o plano estabelecerá as metas para o setor nos próximos dez anos.

Sob a liderança da ministra Margareth Menezes, a pasta está promovendo a criação de um programa que inclui a “formação para uso da linguagem neutra” por parte de estudantes, educadores e gestores.

Dentre as propostas estão mudanças em algumas palavras, como por exemplo, "todos" e "todas" seriam substituídas por "todes", enquanto "menino" e "menina" seriam substituídas por "menine".

O documento com as 30 propostas de políticas públicas, aprovadas como prioritárias durante a realização da 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), foi dividido por eixos temáticos.

O tema “linguagem neutra” está inserido no eixo 4 da proposta, intitulado "Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política cultural”.

(Foto: Reprodução)
Página da proposta do Plano Nacional de Cultura. (Reprodução: Minc)

Após o envio do projeto para a Câmara dos Deputados pelo governo, a proposta será analisada pela Comissão de Educação, que é presidida por Nikolas Ferreira. Controlada por maioria conservadora, é improvável que o projeto avance no Congresso.

O novo Plano Nacional de Cultura propõe que os programas de educação e capacitação de professores sejam financiados pelos contribuintes.

A proposta destina uma parte do imposto de renda tanto de pessoas físicas quanto jurídicas para um fundo cujo objetivo é promover “a diversidade de linguagens, de segmentos e de expressões” e a “participação acessível, inclusiva e universal”.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/governo-propoe-formacao-para-uso-de-linguagem-neutra-no-plano-nacional-de-cultura.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Para Pedido de Oração ou Louvores entre em contato conosco 44 8452-0367 - Diretor Evangelista Anézia Rocha

Top 10

top1
1. oh Jesus me ama

Canarinhos de Cristo

top2
2. Vencendo vem Jesus

Lauriete

top3
3. Em fervente oração

Gerson Rufino

top4
4. Breve vem o dia

Harpa Cristã

top5
5. Mensagem da cruz

Harpa cristã

top6
6. Volnei da Costa

GRANDIOSO ÉS TU

top7
7. Consagrado ao Senhor

Hino 432 da Harpa Cristã

top8
8. NO CÉU NÃO ENTRA PECADO

HARPA CRISTÃ - Carlos José

top9
9. FALA DEUS - 127

HARPA CRISTÃ - CARLOS JOSÉ

top10
10. 467 - SOBRE AS ONDAS DO MAR

HARPA CRISTÃ


Anunciantes